ORGblog 12: observe um novo leitor

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-12-observe-leitor

Você já pensou, em algum momento da sua vida blogueira, em analisar como um novo leitor acessar seu blog pela primeira vez? Essa experiência pode ser muito interessante e lhe trazer respostas que você nem sabia que procurava. Essas respostas, obviamente, vão guiá-lo ao aprimoramento do seu design e conteúdo, então bora descobrir o que o sei leitor pensa!

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Um novo leitor toma decisões rápidas quando acessa seu blog e são essas decisões que determinam como (ou se) ele vai usar o seu blog. A primeira impressão é que a fica, tanto na vida, quanto na blogosfera – e precisamos descobrir: que impressão é essa?

Na tarefa de hoje nós vamos analisar o primeiro acesso de um novo leitor ao seu blog para descobrir essas impressões. Na verdade, esse teste de usabilidade é muito usado por grandes empresas e possui uma metodologia correta, mas aqui a gente vai fazer de uma forma bem simples.

O que você vai precisar?

Um amigo, colega, membro da família que NUNCA tenha visitado seu blog. Essa pessoa precisa estar disponível para essa atividade por uns 10 minutos, portanto agende um café em um lugar tranquilo (ou qualquer outra ideia de encontro que você possa ter) e traga seu notebook.

Como proceder?

Abra seu blog e deixe o seu novo leitor navegar por ele. Permita-o passear por seu blog por uns 5 minutos e nesse tempo não fale com ele. Durante esse processo, você deve observar atentamente:

  • Como ele navega?
  • Onde ele clica?
  • Onde ele clicou primeiro?
  • O que ele para pra ler?
  • O que ele passa direto?
  • Quais áreas do blog parecem chamar mais sua atenção?

Depois que ele brincou com o blog e você observou os itens acima (anote, se preferir), faça as seguintes perguntas para o seu novo leitor:

  • Qual foi sua primeira impressão?
  • Sobre o que você acha que meu blog é, assim que o acessou?
  • Você achou fácil de navegar e de ler?
  • O que você sentiu quando a página abriu na sua frente?
  • Que sugestões você tem para que eu melhore?
  • Quais dúvidas você tem sobre meu blog, navegação ou conteúdo?
  • Com quais palavras você descreveria meu blog?
  • (Faça essa pergunta após uns 10 minutos) Quais são as 3 coisas mais marcantes que você lembra do meu blog?

As respostas serão inesperadas e é incrível o que você descobre após essa análise. Por exemplo: às vezes a letra do post é de difícil leitura, às vezes o leitor não encontra o botão para compartilhar ou para mudar de página. Te juro que conheço MUITO blog que não possui um botão HOME quando eu acesso um post específico, ou seja, eu desisto de visitar a página inicial e conhecer mais conteúdo.

Faça essa tarefa e depois venha me contar o que o seu novo leitor te proporcionou de conhecimento. O que você pode melhorar no seu blog?

Não esqueça de compartilhar o ORGblog com as amigas, caso esteja gostando! <3

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Post muito interessante. Adorei a dica!
    Também vejo muito blog sem “home”. E minha impaciência me faz desistir de voltar à página inicial.
    Também vejo blogs que não possuem botões de compartilhamento. (Como assim?!!)
    Sem contar aqueles que não possuem páginas de about ou foto. Pois, é uma das primeiras coisas que um leitor novo se interessa. Ele precisa saber quem está por trás daquele blog.
    Enfim, há uma lista, haha.
    Estou adorando suas dicas. Super importantes, Loma!
    Beijão, amora:*

    • sim, a gente nem se liga mas quando vai visitando outros blogs percebe essas falhas na usabilidade :) o legal é anotar pra verificar depois se o nosso próprio blog não comete essas gafes, né? um beijo!

  • Olá,
    Eu gostaria de te convidar a visitar meu blog, não apenas por conta deste post mas, visto que, vários falam coisas que tenho duvidas e não tenho conseguido esclarecer elas.
    Seguinte:
    Já arrumei e re-arrumei meu blog, sempre divulgo ele nas redes sociais, uso a troca de comentários pelo Orkut as vezes por que não tenho conseguido muitos leitores.
    Tenho pagina no Facebook e no Google+
    O que acontece é que, não posto com muita frequência, tenho meus problemas e portanto tem sido quase que impossível e, as vezes não sei mesmo o que postar.
    Tenho outro blog também que fala sore tecnologia mas ainda esta muito no começo, meu outro blog no entanto tem vários anos e vem mudando mas mesmo assim os leitores não chegaram ainda.
    O botão de Home fica na imagem, creio que não seja confuso né, pelo menos para mim nunca foi rsss
    As outras paginas, bem, a de musica anda meio parada mas os leitores(que leitores?) nãos e interessaram muito pelo visto apesar de ter o maior carinho por essa pagina.
    Não sei me descrever ou descrever meu blog.
    Sei que deve ter suas ocupações e que não sei, talvez seja bem difícil responder a todos ou ajudar mas, se você puder e fizer essa gentileza e passar no meu blog e dizer o que está errado lá, o que falta lá para atrair mais leitores olha, isso me ajudaria demais, preciso muito disso.
    Por que, o que eu quero com o blog é interagir, conhecer pessoas e claro, desabafar as vezes, aquele blog é minha alma, eu amo escrever e amo quando posto algo lá…
    Bom, é isso, se puder me ajudar, apenas dizendo que falta lá me ajudaria demais e,
    Estou curtindo ler seu blog é realmente diferente e bem legal.

    • Oi Fernanda, vamos lá: com a correria do trabalho não consigo analisar todos os blogs que me pedem ajuda com rapidez. Assim que eu tiver um tempinho (no fim de semana), vou visitar o seu sim. Ainda não sei como é seu conteúdo, mas eu já adianto que se você quer leitor, vai ter que dar um jeitinho de programar posts no seu ritmo, para ter atualização com frequência: posts frequentes e de qualidade é o que trazem público pro blog. Mas depois te dou um diagnóstico mais detalhado.

      Me faz um favor? Manda um email no loma@sernaiotto.com com o endereço do seu blog que eu respondo minha opinião nesse email. Facilita bastante!

      Beijos e boa sorte!

  • Otimo post!

    O Google Analytics consegue mostrar bastante como as pessoas estão usando seu site. De onde vêm, pra onde vão.

    Ele é essencial para quem quer ter dados precisos e interessantes sobre seu blog.