ORGblog 08: crie um banco de ideias

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-08-banco-de-ideias

Hoje vamos criar um banco de ideias e com isso:

  • exercitar a sua criatividade;
  • gerar mais conteúdo sobre um assunto do seu interesse;
  • evitar bloqueios mentais repentinos;
  • manter seu blog atualizado com novo conteúdo;

A tarefa de hoje consiste em: criar um banco de ideias para 10 posts no seu blog. Parece simples (e de fato é), vou apresentar duas formas de chegar nesse conteúdo com exercícios que levam tempo – mas que devem virar rotina. Preparados?

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Vou considerar que você já criou o seu elevator pitch e tem total consciência dos assuntos que aborda no seu blog, ok? Também vou levar em conta que você já tem pelo menos 5 posts publicados no seu arquivo – ou muito mais.

Depois de um longo tempo blogando, a gente se sente “sem assunto” ou acredita que por já ter abordado alguns tópicos, o blog começa a ficar repetitivo. Então eu vou te mostrar 2 formas de atingir o tão sonhado “conteúdo inesgotável”, mas vou precisar que você seja criativo e faça isso com calma – e frequência.

Baseando-se em posts publicados

Tudo o que você já publicou pode (e deve) virar novo conteúdo fresquinho – sem esquecer de citar o conteúdo anterior, lembra? Para fazer isso, acesse seu lindo blog e anote os 5 últimos posts que você publicou. Para cada post, pense no que você pode acrescentar de diferente.

  • Responder o comentário de um leitor?
  • Explorar o ponto de vista contrário?
  • Se o post for editorial, expressar a sua opinião?
  • Se o post for uma lista, explorar cada item?

A lista de ideias deve seguir adiante. Mas eu vou ilustrar com um exemplo meu, citando 3 posts recentes (e excluindo os ORGblogs da lista hehe):

  1. 14 coisas para ser em 2014
    – erros que não quero cometer em 2014 (o oposto do post)
    – livros que li em 2013 (alguém comentou sobre livros)
    – livros que quero ler em 2014
    – como se sentir confiante (está entre minhas metas ser confiante)
    – dicas de organização (está entre minhas metas ser organizada)
  2. Sobre o dia em que realizei um sonho
    – sonhos para realizar esse ano
    – os meus maiores pesadelos (o oposto do post)
    – lugares para visitar na Coreia (uma leitora comentou que vai para lá)
    – minha câmera e dicas de fotografia (uma leitora perguntou nos comentários)
    – os melhores filmes com neve (todo mundo comentou que ama neve)
    – dicas de design para o seu blog (alguém elogiou o layout novo)
  3. Receita para cinnamon roll
    – receita glúten free para cinnamon roll
    – receita de pretzel (alguém comentou que usa o mesmo recheio nos pretzels)
    – os melhores botões de compartilhamento de redes sociais (bem aleatório, mas uma leitora perguntou nos comentários)

Vocês notaram que eu tirei 15 ideias dos meus 3 posts mais recentes? Não é um conteúdo repetido, mas sim uma extensão de algo que já publiquei. Dessa forma, bolei conteúdo para 1 mês – pois eu costumo postar dia sim e dia não. Se você quiser usar alguma ideia desse post, fique à vontade! Mas o intuito aqui é que você faça esse exercício e crie o hábito de manter um banco de ideias.

Baseando-se nas categorias do blog

Esse exercício é mais simples e mais amplo, o que costumo fazer mais. Consiste em anotar as categorias do seu blog e pensar em vários temas dentro delas. Lá vou citar o meu exemplo, vou usar poucas categorias sobre as quais não falo há algum tempo – assim, já faço o exercício também!

  • Aplicativos
    – apps para aprender idiomas (e foi ao ar, hehe)
    – apps para organização financeira (inclusive tô caçando alguns)
    – os jogos de celular que eu adoro
  • DIY
    – como fazer seu próprio batom (tô doida pra testar)
    – coque solto (fiz uma vez e uma amiga pediu tutorial)
    – almofada de donuts (tô devendo, eu sei)
  • Receita
    – spam musubi (sou viciada)
    – cupcakes (preciso repostar)
    – smoothies (testar os melhores)
    – detox – fazer e compartilhar
  • Craft
    – minhas costurices
    – inspiração de craft rooms
    – patterns gratuitos de vestidos
    – patterns gratuitos de toys
    – os melhores cursos online de costura

Eu fui criando conforme fui redigindo as categorias, mas é porque eu tenho esse hábito de sentar, anotar minhas categorias e ir pensando no que posso falar. No início, eu demorei muito para bolar posts e até mesmo para incorporar esse hábito, o que me levou a ter buracos enormes de atualização e até pensar em desistir do blog.

Não desanima, hein? Tem espaço na blogosfera pra todo mundo e a inspiração some mesmo de vez em quando. Visite blogs, acesse o Pinterest e faça algo que te inspira – inclusive desconectar por uns dias. Em breve pretendo me aprofundar nas categorias, então fica de olho que na próxima segunda tem mais!

Não esquece de compartilhar com as amigas e comentar se você conseguiu criar 10 ideias de post, ok? <3

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eu sempre faço isso! Ser louca por listas ajuda bastante no planejamento do blog. Nos blogs que eu tinha antes do Daebak eu não fazia e ficava muuuito tempo sem postar…
    No aguardo do post sobre lugares pra visitar na Coreia, haha! Beijos!

  • Primeiramente parabéns por ter tido essa iniciativa maravilhosa de fazer esses tutoriais, que diga-se de passagem são ótimos e me ajudam bastante, sabe que antes de criar o um blog eu já pensava em posts que eu poderia fazer e comecei anotando tudo, até mesmo alguma imagem legal ou alguma tag bacana que eu via eu ia salvando em uma pasta e sabe que isso virou um hábito, depois que eu decidi ter um blog mesmo isso foi de extrema ajuda para que o blog não ficasse tanto tempo sem atualização. Agora o que eu faço é ir agregando as excelentes dicas que você nos fornece toda semana para aprender cada vez mais. Parabéns! Tenho que dizer que eu adoro os seus posts e sempre venho conferir as novidades. Bjos, bjos

    • mas que comentário mais lindo, obrigada! fico feliz que o ORGblog te ajude <3 não esquece que toda segunda tem post novo da série, viu? um beijo enorme

  • Caracas como esses post estão me ajudando, esses dias abri meu bloco de notas no celular e coloquei tudo que eu estava pensando em postar citei 15 ideias de post, mas ainda não tenho nenhuma das ideias em rascunho, aff! Mas adorei a ideia de planejar post dentro das categorias citadas no blog assim, eu amplio os assuntos dentro do conteúdo!

    Está demais o Orgblog!!!

  • Ahh, como esses posts são úteis. Muito obrigada por se dispostar a pensar – e compartilhar – essas dicas e conteúdos com a gente, você é um amor. <3

    Eu tenho o costume de pensar em fazer essa "extensão" do post, mas quase sempre achava que não era legal e ficaria repetitivo, mas agora entendi como deve ser feito e já consegui mais 18 rascunhos de post! Claro que nem todos serão publicados, mas deu para aproveitar bastante coisa! *-*
    Uma coisa que eu faço é ter um caderninho só para o blog, onde anoto coisas sobre o layout, coisas que gosto ou que preciso melhorar e ideias de post. As vezes tenho uma ideia de post e quando vou anotá-la surgem mais 2 dela!

    Nayh’s Wonderland

    • tb uso um caderninho e é ótimo para não deixar nadinha passar! poxa, 18? fiquei muito feliz! continue praticando que logo vira hábito <3 beijos!!

  • Eu nunca tive um blog com assuntos pessoais, mas sempre imaginei que deve ser muito difícil se manter ele atualizado, além dos problemas comum a todos (tempo,…) se tem o problema do assunto, como criar assusto e que eles sejam algo que os leitores tenham vontade de ter, parabéns a todos (e para ti, lógico!) que possuem um blog e que conseguem manter-se interessante para ler ~ ヾ(^∇^).

  • Loma, que série ótima! Tô sempre acompanhando, e eu que trabalho com marketing digital posso dizer: você está ajudando muita gente. (você já tem algum projeto em cima do ORGblog? Queria te apresentar umas ideias – se quiser, claro.)

    Sobre o post, outra maneira muito eficaz de fazer um banco de ideias, sem dúvidas, é fazendo mapas mentais. Incrivelmente as ideias vão saindo e vão e vããão…. rs vale a pena tentar!

    Beijão!

  • Tô amando o Orgblog Lominha!
    Posso dar uma sugestão? Que tal falar um pouco sobre SEO?
    Eu queria muito trabalhar isso no meu blog, já tentei algumas coisas mas parece que isso é igual matemática pra mim, não entendo nada! Hahaha!
    Fazer algo tipo SEO for dummies acho que ajudaria! :D

    Beijokas!

  • Loma, parabéns!! Estou lendo todas as dicas e admiro quando você fala: “não desiste, tem espaço para todos”. Na outra publicação que você falou de criar listas eu pensei: vou pular, não tem muito a ver com meu blog, que é um registro de cotidiano de casal… agora com as dicas que você deu aqui, percebi que tem muita lista que posso criar, que tem tudo a ver com meu blog. Beijoss

    • obrigada por acompanhar, fico muito feliz que esteja colocando as tarefas em prática!
      se tiver qualquer dúvida, só comentar! ;)
      beijos!

  • Eu não sou de comentar, mas achei que era preciso!
    Sou dessas que quase desapegou do blog e baixou as portas na internet. Peguei um papel das mais sem inspiração e comecei a fazer uma associação de ideias. Cabou papel, cabou segundo papel e tô aqui com temas pra mais 17 posts. rs Excelente dica!! Muito obrigada!

  • Loma, comigo o problema não é idéias, amei suas dicas, costumo desde o início expandir as idéias, desde comentários e sugestões de leitores como o que sinto falta em outros Blogs. Mas o que desanima as vezes é você preparar aquele post, investir tempo, amor e não ver comentário sabe?! Sei que é normal, mas isso é o que mais incomoda um pouco, se é que me entende. =/

    • Lói, eu falei bastante sobre divulgação e convidar o seu leitor para a ação mais pra frente. Acredite, na maioria dos casos, a falta de comentários é culpa do blogueiro e ele nem sabe. Depois dá uma lidinha no material e não desanima. Dependendo do seu tipo de conteúdo, seu público compartilha e curte mais do que comenta, interage de outras formas! ;) Beijos

  • To começando meu blog(de novo) agora, amei esse post, pois tenho medo de não saber o que escrever e acabar deixando o blog ás traças. Amo escrever, mas quase sempre não consigo botar o assunto no papel(no caso tela). To lendo link por link aqui pra tentar ser melhor. Beijos e obrigada.

  • Quando vi que era para montar um banco de ideias, deixei de lado o post, pois queria fazer com tempo e calma. Optei por separar um tempinho na segunda-feira a noite para isso e me surpreendi com quão simples é!

    Confesso que ontem eu sentei, peguei meu bloquinho e anotei todos os posts que preciso fazer. Como tenho participado de muita coisa aqui em Brasília e ainda voltei da Beauty Fair com um bocado de novidade, estou começando a me tranquilizar agora, pois tem tanta coisa para falar que nem sei por onde começar!
    Não quero ter mais de um post por dia (isso não inclui os fins de semana), entretanto preciso postar religiosamente todos os dias da semana para conseguir dar conta.

    Espero conseguir atualizar o blog todos os dias, pois ontem eu listei dezenove posts que eu preciso fazer. Isso tudo se preocupando em postar assuntos diferentes, não ficar repetitiva com posts de eventos nem de lançamentos, postar testes de produtos, receitas, tutoriais e os temas que abordo lá no bog.
    Além disso, parei para fazer seu exercício hoje e decidi me basear nos posts publicados (já que os de categoria, eu acho que fiz ontem). Sem muito esforço, consegui 3 novos temas. “)

    Sinceramente, adorei o exercício.
    Beijos Loma, tenha uma ótima semana!

    • Fico MUITO feliz que conseguiu realizar o exercício e que surgiu com tantas ideias. Eu tenho uma lista enooooorme de ideias aqui, mas não to conseguindo é achar tempo e forças para colocar tudo em prática. Mas a segurança de ter um backup ali torna tudo mais simples, né? Boa sorte! ;****

  • Tive várias ideias de postagens, principalmente na categoria música, que é a que sempre deixo desatualizada! Se eu conseguir escrever todas as ideias que tive, vou ter post pra quase o ano todo! hahaha’ Minha cabeça ferveu de ideias agora, deixei tudo anotado no meu caderno do blog ^^

    Loma, posso sugerir uma coisa? Seria legal você dar dicas que como fazer aquele resuminho do perfil que alguns blogueiros colocam na barra lateral. Eu adoro ler aquele resuminho, e às vezes uma blogueira me conquista só por ele. Mas nunca sei se o meu está legal. O seu tá super legal, bem sucinto, dá dicas de como escrever um resuminho bacana?

  • Meu Deus mulher, esse blog é um dos melhores que já li <3(e olha que eu já visitei MUITOS), to escrevendo com os pés, pq com as mãos eu to te aplaudindo, PARABÉNS pelo blog<3

  • Nossa você arrasou com esse post. Sempre tem aquele tempo em que as ideias somem (vou ler esse post toda vez que isso acontecer haha). Criei meu blog a pouco tempo, até tive um em 2013 mas era um blog sem conteúdo sabe? (pegar imagem da internet e só por no post) então acabei desanimando e excluindo, agora criei outro porque sentia muita falta, mas prometi para mim mesma que seria pessoal e teria mais fotos autorais. Até agora estou bem animada. Gostaria que você visitasse e desse sua opinião Loma, acha que estou no caminho certo? Super beijo

  • Estou amando de coração o seu blog, e essa série. Esta me ajudando muuuuuito. Você não tem noção! Conheci aqui pelo blog da Paula Buzzo (Não Provoque) e NÃO CONSIGO PARAR DE LER hehueheu. Estou no comecinhoooo do meu blog, então essas dicas estão sendo tão valiosas! Já me esclareceu muita coisa, e já consigo ver noque devo melhorar.. AH! OBRIGADA DE NOVO <3333
    Beijos pra ti lindaaaaa. Continue assim sempreeee :)