ORGblog 04: analise um blog do seu nicho

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página fixa você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Hoje vamos tirar 15 minutinhos para analisar o que os blogs do seu nicho andam fazendo – seja certo ou seja errado!

sernaiotto-orgblog-04-analise-um-blog

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Há muito a aprender na blogosfera, principalmente com os blogs bem sucedidos: as coisas certas que eles fazem e que você pode incorporar ao seu trabalho e as coisas que estão faltando, mas que podem diferenciar o seu espaço. A tarefa de hoje é super simples e consiste em 2 passos:

1. Identifique um blog de sucesso dentro do seu nicho

Por blog de sucesso entenda aquele que você admira ou que possua bastante acesso, interação ou o que quer que você planeje alcançar com o seu próprio blog.

Tá confuso quanto ao nicho? Sobre o que você bloga? Meu blog, por exemplo, é pessoal – eu foco em cotidiano e falo sobre tudo. Tem gente cujo nicho é DIY, maquiagem, moda, culinária, games. Blog pessoal é um nicho, apesar de ser como tudo começou e abordar inúmeros assuntos distintos. Muita gente acha que não tem nicho, pois fala de tudo, então aqui vai uma notícia: você faz parte de um nicho sim e ele é pessoal.

2. Analise o blog em alguma das áreas abaixo (ou todas)

  • Conteúdo

– sobre quais assuntos o blog fala?
– sobre quais assuntos o blog não fala dentro desse nicho?
– qual o tipo de escrita desse blog (impessoal? espontâneo? usa gírias?)?
– com que frequência há novos posts?

  • Interação

– quais assuntos geram maior interação?
– quais tipos de post conectam melhor com os leitores?
– quais dúvidas os leitores levantam nos comentários?
– quais reclamações os leitores fazem nos comentários?
– quais meios e ferramentes o blog usa para interagir (redes? fórums?)?

  • Design

– qual a sua primeira impressão quanto ao design do blog?
– o que está bem elaborado e o que está pobre no design?
– quais opções o blog dá de acompanhamento (newsletter?)?
– qual a sua primeira impressão quanto a usabilidade (comentários fácil de achar? botões de compartilhamento acessíveis? fonte com boa leitura?)?

  • Monetização

– que marcas anunciam nesse blog?
– quais os formatos de anúncio (publieditorial? banners fixos?)?
– que programas de afiliados o blog usa?

  • Tráfego

É difícil para um leitor analisar tráfego de um outro blog, já que é uma informação do blogueiro. Mas sites como o Alexa são capazes de medir o tráfego de um determinado website e algumas informações geográficas.

  • SEO

SEO é um pouco mais complicado de analisar, exige um pouco de experiência.
– quem linka para esse site (digite a url no Google para descobrir)?
– seu posicionamento no Google é positivo?
– você percebe o uso de palavra-chave no conteúdo? Como ela é trabalhada?

Não esqueça de exercitar essa análise, de vez em quando. Os resultados podem trazer respostas e alternativas favoráveis ao seu blog. Eu não vejo a blogosfera como uma concorrência, eu acredito que sempre podemos aprender com outros blogs e ajudá-los também. Tem espaço pra todo mundo, não é mesmo? Por isso, compartilha essas dicas com suas amigas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nunca parei muito para pensar no nicho do meu blog. rs…
    Acho que você já me ajudou! Ele deve ser pessoal ou craft… preciso verificar os posts mais visitados! :P
    Saudades de vc e ótimas as dicas! Kiss

  • quando penso no meu blog ‘espelho’,logo me vem a Natzfirefly <3 hehehe
    meu blog favorito, no sentido que é o que mais se aproxima do que eu quero.

    mas nunca fiz essa análise profunda que vc sugeriu. Mas achei uma boa ideia.

    • posso falar MUITO sobre isso em um outro post? vou abordar SEO, palavra chave e acho que esse tópico vai ficar mais tranquilo de entender :) fica ligada que toda segunda-feira tem ORGblog e em breve vou falar mais profundamente sobre isso! resumir aqui fica muito superficial ^.~ beijos

  • Eu demorei um bom tempo pra entender bem o que eu queria com o blog. Meu nicho é literário, com resenhas e textos sobre isso. Quando consegui a primeira parceria com editora, tentei fazer posts de divulgação, notícia, mas não me sentia bem escrevendo. Saía forçado, não era a minha cara. Mesma coisa com ler livro que não tô a fim. Quando a parceria não foi renovada, repensei muita coisa e decidi abolir de vez posts de divulgação e notícias (abrindo poucas exceções, dependendo do meu grau de empolgação pro negócio), parei de criar metas e listas de ordem de leitura (sempre acabam virando “leitura por obrigação” pra mim), parei de apressar leituras só pra resenha sair logo (prefiro postar menos, mas fazer uma resenha bem feita, até porque meu tempo é meio contado), etc etc etc. Ando experimentando posts de filmes e música só pra dar uma variada de vez em quando.

    De qualquer maneira, várias das coisas que eu fazia antes era porque via que outros blogs faziam, então achava que era algo “padrão” dentro do nicho, e não porque eu queria ou gostava. Mas foi bom porque assim deu pra ver coisas que funcionam e não funcionam pra mim. Tem muito vlog literário e resenhas via youtube atualmente, por exemplo, mas não tenho a menor intenção de fazer porque assisto muito poucos e não gosto da ideia de fazer um (mal tiro fotos, que dirá aparecer em video!).

    • Mas isso que você fez é uma análise, mesmo que não se enquadrando ao seu hábito de blogar. ;) Não rolou pra você? Tudo bem, faça de um jeito que role! Bjos

  • Acho que o meu é bem pessoal, então. já que eu gosto muito de postar opinião. Falo de música, de livros, de shows, de tudo que me dá na telha. Eu postava muito minhas crônicas e prosas, mas quero passar a falar mais de cotidiano, das coisas que estudo e de fotografia. Eu achava que blog pessoal era os de estilo diarinho “hoje meu dia foi blablabla”, mas ja percebi que não é bem assim.
    Acho que entendi rsrs

    • Muita gente acredita que blog pessoal não é nicho, justamente por achar que é diário. Se você observar, o meu é assim também: falo daquilo que gosto, que uso, que desejo… O blog pessoal é aquele que se enquadra nas variedades, pois aborda muitos temas com uma abordagem pessoal – e não editorial.
      Por exemplo: eu não falaria aqui sobre um livro ou música que eu não gostei. Essa é a diferença, o conteúdo (por mais útil e bem redigido que seja) é totalmente voltado para os gostos pessoais e opiniões do blogueiro. ;)
      Beijos! ;*

  • Essa dica é bem bacana. Analisei um blog com nicho pessoal, como o meu e tive boas ideias de posts.
    xD

    Além disso, gostei da análise porque a gente consegue ver onde podemos melhorar e o que a gente faz de diferente, para atrair novos leitores e manter a audiência dos leitores já conquistados. “)

    Obrigada Loma!

  • Loma, eu sempre tive dúvidas quanto a nicho, até decidir ser variedade, kkkkk. Brincadeira, mas o foco do Blog é mundo feminino, Jesus (minha religião – sou discípula de Jesus), comportamento, Diy e o diferencial mundo Pet, já que tenho 7 Dogs, enfim, acaba sendo de fato de variedade. Respeito o que o leitor pede, peço sugestão, mas antes de tudo o Blog tem minha cara, é meu reflexo e só escrevo o que amo, tenho prazer e isso incluí aqueles dias que tenho vontade de falar disso ou daquilo. Por isso inclusive que não tenho posts selecionados em dias para determinados assuntos, falo aleatoriamente, só que de tudo um pouco. Sou uma pessoa, né?! E rotina só mesmo a minha de casa, rs.

      • Eu redijo sim Loma, mas falo sobre outros assuntos até mais que pessoal. Por isso sempre tive dúvidas e sempre listei ele como variedades, rs. E sobre escrever, sempre ouvi falar que é na 3 pessoa do plural, mas aí penso que o leitor que lê é um por vez, então fico na dúvida as vezes, sabe?! Se puder, me esclareça sobre em qual pessoa devo escrever e olhe depois meu Blog e me esclareça sobre o nicho, rs. Bjus e obrigada desde já Loma.

  • Este é o primeiro comentário no seu blog,primeiramente gostaria de dizer que adoro o designe do seu blog e que agradeço muito pelas dicas,mas estou com duvidas sobre o nicho.Eu criei meu blog para falar de todos os assuntos e poder dar minha critica e opinião,e dar dicas as pessoas.As primeiras coisas que vem a minha cabeça quando penso no meu blog é:livros,filmes,videos,dicas,frases,games(ainda não publiquei nada de game porque meu blog ta no começo e eu estou pensando ainda numa ideia de jogar com meu irmão mensalmente),humor,opiniões e pessoal.Eu não sei como organizar tudo isso sinceramente estou precisando de uma grande ajuda.
    Obrigada pela atenção!
    bjs…

  • Olá Loma.
    Não poderia deixar de enviar esse comentário e dizer o quanto eu estou amando seu blog. O descobri a pouco tempo e estou devorando todas as dicas do Orgblog e seguindo os passos que você dá nos posts. Você, com seu jeito de falar, de postar me fez me apaixonar cada vez mais por esse universo que é a blogosfera.

    Parabéns pelo seu trabalho, ele é incrível e tem me ajudado muito.
    Obrigada

    Thay Andrade
    http://www.blogdathayandrade.com

  • Oi, Loma! Fiquei muito feliz em saber que estás respondendo esses comentários. Mais que isso, continuas nos dando atenção :)
    Bom, mesmo com o meu babyblog, resolvi ler toda a série do ORGblog. Já vou tendo uma noção melhor desse mundo (e mais para frente, quando meu blog crescer um pouquinho, eu volto aqui e leio tudo de novo!).
    Adorei esse exercício de analisar outros blogs do nosso nicho. Só achei complicado a parte do tráfego e SEO, mas já deu para aprender bastante.

  • Acredito que o meu Blog é bem pessoal, porque eu falo um pouco de tudo haha, principalmente coisas que fazem parte do meu dia a dia e de quem eu sou. Já te disse que estou adorando essa série de posts né, não me canso de lê-los, muito obrigado por disponibilizar dicas tão valiosas como estas <3

  • Loma, conheci seu blog depois de ver um vídeo no YouTube e eu amei tudo o que você aborda por aqui, principalmente as dicas para blogueiras.
    Tenho um blog há 4 anos e ele continua ”pequeno” perto dos blogs mais recentes e depois de ler suas dicas, vi que estou falhando com muitas delas, principalmente em deixar o blog atualizado.
    Suas dicas são demais, seu blog é maravilhoso e tudo aqui também.

    Parabéns pelo blog e pelo trabalho maravilhoso que você faz!