Receita para Pak Choi com frango

Tudo bem se você não sabe o que é Pak Choi, eu não sabia até pouco tempo atrás: uma acelga chinesa, popular entre coreanos e japoneses. Lembra bastante a nossa acelga comum, só que mais suave e mais crocante. Também é conhecida por bok choy, em chinês 青菜, em japonês 青梗菜 (chingensai) e em coreano 청경채 (cheong gyeong chae).

Acontece que eu não encontrei pak choi por aqui, ainda! Então improvisei com acelga e brócolis. Na verdade você pode variar entre esses vegetais ou até mesmo fazer com todos. Como sou gordinha, né? Segura a lista de ingredientes:

Sernaiotto: Ingredientes para Pak Choi

  • pak choi, acelga comum ou brócolis;
  • carne (filé mignon) ou frango (peito de frango) picado em pequenos cubos;
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de sopa de molho de ostra
  • 1/2 colher de vinagre branco (não usei)
  • 1 colher de chá de amido de milho
  • 5 colheres de chá de água

Prepare todos os ingredientes como na foto acima: corte os vegetais em tiras (exceto o brócolis, que deve ser cortado pedaços com o talo bem curtinho para que ele não se desfaça) e corte a carne que for usar em cubinhos (do tamanho ideal para se comer com o hashi 箸 – ou jeotgarak 젓가락). O grande diferencial dessa receita é o molho, sou fã mesmo. Eu já deixei preparado e depois só acrescentei na receita.

Sernaiotto: ingredientes para o molho do Pak Choi

Esse molho de ostra (Panda Brand) eu trouxe de Los Angeles – mas acredito que seja fácil de encontrar em lojas orientais. Para preparar o molho, adicione o shoyu, o molho de ostra e o vinagre em um potinho. Eu não usei o vinagre pois não tinha. Misture bastante, o molho vai ficar bem líquido – apesar de o molho de ostra ser consistente. Em um outro potinho, deixe preparada a mistura do amido de milho com as colheres de água.

Sernaiotto: molho de ostra

Em uma panela larga (uma frigideira seria melhor, mas tem que ser alta), coloque um fio de óleo e adicione a carne (ou o frango, ou os dois, no meu caso) e tampe. A carne vai refogar por alguns minutos e vai soltar água. Eu coloquei uma pitada de sal, mas o molho já é bem salgado. Quando a carne estiver cozida (e com bastante água), destampe.

Adicione os vegetais e tampe novamente por uns 5 minutos. O vegetal não pode cozinhar muito, tem que ficar al dente: cozido, mas bem crocante. Durante esses 5 minutos, pegue o potinho com o amido de milho e a água: você vai notar que o amido desceu para o fundo da mistura. Mexa bem e misture ao potinho do molho.

Passados os 5 minutos, destampe a panela e acrescente o molho. Mexa bem, deixe por um minuto e está pronto! Como a fome estava grande, eu acabei nem fotografando a mesa. Mas servimos o Pak Choi (sem pak choi) com arroz sem sal e alga seca (dry seaweed).

Sernaiotto: pak choi pronto!

Não é uma receita complicada, só tem alguns detalhes que fazem a diferença. O amido de milho dá uma consistência diferente ao molho e o sabor é único! O molho de ostra faz com que fique totalmente diferente do sabor de um yakisoba, por exemplo. Gostaram? Não esqueça de me contar como ficou seu pak choi! E se gostou da receita, compartilha ;)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *