Oi, meu nome é Paloma e eu já dancei PARA PARA

Vocês lembram daquela época em que os eventos de anime eram repletos de singles da Ayumi Hamasaki? Concurso cosplay não era tão levado à sério e era possível comprar orelhinhas de gatinho à uns 10 reais? As músicas mais tocadas eram as aberturas de Saint Seya e Sakura Card Captors? As plaquinhas costumavam ter enquetes engraçadas ao invés de pedir abraço ou dinheiro pra voltar pra casa? Pois é. Nessa mesma época existia uma sala destinada ao treino do PARA PARA e era lá que o universo underground se encontrava – contando comigo: uma dançarina frustrada desde 1988.

PARA PARA - Hinoi Team

Para quem nunca ouviu falar, o PARA PARA {パラパラ} é uma dança sincronizada com muitos movimentos de braço {coordenação motora manda beijos} e quase nada de movimento de pernas, geralmente movendo-se e trocando passos na mesma posição. Nasceu nos anos 70 no Japão, ficou conhecido no mundo após os anos 90 {abençoada seja essa década}, mas ficou famosíssimo mesmo quando a Konami lançou o jogo ParaParaParadise, que eu chamo de passado hipster do Just Dance.

O vídeo acima foi um sucesso enorme quando o PARA PARA popularizou nos eventos de anime. As garotas do Hinoi Team se enquadram naquele estereótipo de colegiais fofinhas com voz fina, saia curta, salto alto e vídeos bizarros.Tiveram vários sucessos, mas a mais famosa delas, além de Ike Ike, foi a Night of Fire. Uma coreografia super simples e um vídeo completamente WTF:

Os vídeos que exibem a coreografia completa vinham com essa sinalização de パラパラ version, pois geralmente eram lançadas duas versões: o PV original e a versão de dança. Como acontece hoje com o KPOP, os grupos lançam seus MV’s e os respectivos dance version para a nossa alegria. Me bate uma nostalgia lembrar do quão difícil era decorar as coreografias e gratificante competir ou treinar junto com o pessoal que frequentava as salas, que hoje foram substituídas pelas salas de KPOP.



Os vídeos acima são exemplos de outros sucessos: Saoran Happies e também existiam os vídeos de prática de rotinas, como os de Dance Dance Revolution (rotinas são as sequências de dança de PARA PARA}. Acho que compliquei demais, né? Vocês já conheciam o PARA PARA? Gostam de posts assim? Se toparem, faço uma seleção com meus KPOPs preferidos ^.~

Beijos!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • aff, que época boa. mupy era 20 por 15 reais. ir nos eventos vestida de colegial era sinonimo de gostar da cultura japonesa. e tudo o mais <3 obrigada para para por me juntar à pessoas tão boas

  • Que saudade dessa época!!! Me divertia tanto tentando aprender, mas não tenho coordenação suficiente.
    Fiquei nostalgica agora :3
    Gostei desse tipo de post, já estou ansiosa pelo próximo

  • Para Para nunca foi meu forte, tentei aprender em um evento mas era rápido demais pra minha coordenação motora no momento, eu prefiro a versão um pouco mais lenta que é o Matsuri Dance e tem várias músicas de j-pop no meio *-*
    Beijos.

  • Eu lembro de um desses eventos que fui com uma prima! Saímos de lá com as máscaras dos Cybercops! huahuaauhauahua
    Essa do Para Para eu já vi muita gente dançar mas, nunca quis me arriscar! A minha vergonha era maior que a coragem! #shameonme!

    Kiss

  • Lominha, eu peguei o auge do ParaPara logo que cheguei no Japao. Tentei uma vez, mas como você mesma disse, coordenação motora, um beijo. Mas tudo bem, importante era se divertir hahahaha
    Night of Fire fez muito mais sucesso aqui nos programas de variedades. Tem uma esquete do programa que eu assisto, o SMAPXSMAP, em que o Kimura faz o ParaPara em lugares inusitados, em sala de aula, construção e até funeral, incluindo tambem junto com Mickey e Minnie.
    Eu nao sei se vai encontrar no iuchubi, mas vale a pena dar uma espiadinha.

    Beijao!

    • Péra, Night of Fire num funeral? Eu preciso ver isso! HAHAHAHAA Eu dancei muito entre 2002 e 2005, que era febre por aqui. Ai KPOP começou a crescer e como tudo aqui é 8 ou 80, nunca mais vi salas de para para nos eventos, só kpop ^^ mas eu amo também, então tá tranquilo! hahahaha <3 bjos!

  • Boa noite Lominha…

    Não costumo comentar em nenhum blog, por mais que eu goste deles, mas queria te dizer que acho você uma graça! Você é lindinha, meiga e tem excelente gosto pras coisas (hahaha) porque não tem nada no seu blog que eu não goste!!!
    Desejo tudo de bom pra você e muito sucesso!!!
    Aliás, esse post foi excelente porque eu também sou dessa época em que os eventos não se resumiam a cosplays e muito menos cospobres, da época em que o AnimeCon era o TOP e ainda nem existia o AnimeFriends e consequentemente das salas de ParaPara que eu entrava mas MORRIA de vergonha de dançar!!!
    Bom, é isso! Parabéns pelo excelente blog!!! Estou sempre acompanhando!
    Beijinhos

    • Jackie, seu comentário fez o meu dia – que basicamente nem começou, hein? Bate uma nostalgia desses tempos bons de eventos, né? Só quem passou por essa época sabe… Agradeço de coração pelo seu comentário, pelo carinho e fico super feliz que o conteúdo do blog te agrade! Seja sempre super bem vinda, viu? <3 beijos!!

  • Ahhhh que saudades da época em que feira de Anime era feira de Anime, e não uma feira onde 90% das coisas não tem nada a ver com o animes, os cosplays estão cada vez mais feios e não tocam mais músicas de anime e nem trazem mais os dubladores, me lembro como se fosse ontem o dia que eu vi o Gilberto Baroli ao vivo, quase tive um treco de escutar ele falando “Morraaaaa Seiya”. Estou trabalhando arduamente no meu cosplay, quero que fique o mais fiel possível hhahahahaha
    Um bjo!

  • Quando eu era criança gostava de dança sincronizada e com muitas mudanças de posição, o q acontece na maioria das bandas de kpop.
    Mas, não lembro se cheguei a conhecer Para Para ~ não lembro de nenhuma dança q eu dancei LOL mentira, eu lembro das que eu dancei já grandinha, o q não faz muito tempo kkkkkk’

    • eu dancei muito para para entre meus 15 e 20 anos! amava demais <3
      mas é muito diferente do kpop, que tem muito do hip hop e break dance :)
      adoro os dois! <3