TOEFL e o inglês como segunda língua

TOEFL (test of english as a foreign language ou teste de inglês como uma língua estrangeira) é um exame que mede a sua capacidade de usar e entender o inglês em nível acadêmico, avaliando o quão bem você combina a sua audição (listening), leitura (reading), conversação (speaking) e escrita (writing).

É requerido para a maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em uma universidade de um país em que inglês é a primeira língua e por um grande número de universidades brasileiras. Além do estudo, diversas instituições e empresas podem exigir o teste caso vá trabalhar no exterior.

O TOEFL é reconhecido por mais de 8.000 faculdades, universidades e agências em mais de 130 países e a nota do teste é válida por apenas dois anos {o meu venceu em 2012} – após esse prazo, ela é eliminada do banco de dados. O teste é realizado pela ETS, empresa que desenvolve, administra e avalia mais de 50 milhões de testes anualmente em mais de 180 países. No Brasil você pode fazer o TOEFL iBT e o TOEFL PBT, dependendo da cidade e data escolhidas.

  • TOEFL iBT (Internet Based Teste) – $210: É um teste feito online em locais licenciados, em que o estudante tem um determinado tempo para realizar as tarefas de leitura, áudio, conversação e escrita. A ETS disponibiliza um programa que simula o TOEFL iBT para você conhecer melhor a interface antes de prova. Honestamente? É muito parecido! Pra quem for prestar, vale super a pena baixar e realizar o teste. Confere aqui.
  • TOEFL PBT – $160: Nem todos os locais oferecem o PBT, é o teste convencional no papel, que solicita atividades de escrita, leitura e áudio. Após a prova, um relatório detalhado é enviado para o seu endereço cadastrado. Antes da prova, é possível selecionar 4 instituições para onde a ETS pode enviar cópias do relatório. Para cada envio extra é cobrada uma taxa de $17. Esse envio é opcional, no meu caso, recebi apenas o meu relatório.

Quem faz o TOEFL?

  • Estudantes que planejam estudar em uma instituição de ensino superior no exterior;
  • Entrada para programas de aprendizado de idiomas (intercâmbio);
  • Candidatos à bolsas de estudo;
  • Estudantes e trabalhadores solicitando vistos;
  • e, no meu caso, matrícula de mestrado, do qual não fiz a prova… #fail {curiosidade: a USP exige Toefl iBT com score mínimo de 60 pontos}

Minha prova foi aplicada em Outubro de 2010, na cidade de Campinas e meu teste foi o iBT. Meu score foi de 88 pontos (sendo o máximo 120). As universidades brasileiras costumam exigir de 60 a 80 pontos em nível de mestrado.

Confesso que o reloginho marcando o tempo assusta bastante, então eu acabei nem lendo a maioria dos textos na íntegra: ia procurando os parágrafos referentes às questões – sendo que foi a parte em que me dei melhor na prova! Há uma pausa no meio do teste, mas não me relaxou em nada. O nervosismo fica alí pois ela antecede as partes mais difíceis (para mim): speaking e writing. Em ambas, não fui tão bem.

Minha dica? Não ficar nervoso!

Não fiz curso preparatório algum, mas sei que algumas escolas de inglês bem conhecidas formam turmas de intensivo para o TOEFL. Sei também que há inúmeros livros por aí para preparação. Leia livros acadêmicos, prepare-se com livros sobre o exame ou com o teste online gratuito. Além disso, treine conversação e escrita com amigos, na internet e com textos técnicos.

Se você já passou pela fase do TCC, colega, está na vantagem! A linguagem da prova nos textos e diálogos é totalmente acadêmica. Um dos meus textos foi sobre fósseis e a conversação sobre constelações e planetas. Dá pra se virar bem, mas vale a pena ir preparado.

Pra quem estiver interessado, recomendo o site oficial da prova, que explica detalhadamente cada teste e para que serve o exame. Nesse mesmo site você se cadastra para a prova, faz o pagamento da taxa (cartão internacional) e recebe intruções detalhadas. Algumas escolas como CNA e CCAA fazem o cadastro e aplicam a prova também.

Quer treinar? Faça o simulado oficial da ETS! É muito parecido com a prova ;)

Espero ter ajudado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *