Como migrar Blogger para WordPress

Tenho recebido e-mails pedindo ajuda para migrar blogger para wordpress. Não sou nenhuma expert e ensinar um passo a passo para cada um que me pergunta, além de impossível, é bem arriscado: pode acontecer algum erro e a culpa será minha. Então, vou compartilhar um mini manual contando a minha experiência com a migração e você tira proveito da informação que precisar, ok? Espero poder ajudar. :)

Primeiro de tudo: joguei no google. Depois de ler e reler inúmeros links, contei com esse tutorial aqui que ensinar a migrar blogger para wordpress e é super completo.

#1: Domínio e hospedagem

Corri registrar o sernaiotto.com (domínio) no Uol Host e contratar a minha hospedagem no Pre-LudeTodo mundo sabe que o domínio é o endereço do site na internet e a hospedagem é o servidor onde ficam seus arquivos, né?

É possível comprar domínio e hospedagem no mesmo lugar, como é o caso do Pre-Lude e também do Hostgator, minha hospedagem atual. Qual a diferença?

O Pre-Lude foi bom no meu início pois é bem intuitivo e o suporte é uma mãe. Me ajudou por 2 anos mas eu migrei para o Hostgator pois o espaço e o tráfego são ilimitados com um excelente custo benefício.

#2: Instalando o WordPress

É aí que a coisa complica: é preciso instalar o wordpress no seu blog. Eu tava me descabelando com tutoriais de instalação manual até que descobri que a minha hospedagem tinha um instalador automático {Fantástico Deluxe}.

Nada de códigos, programação ou FTP, você configura tudo de forma bem intuitiva. Aconselho buscar uma hospedagem que tenha um instalador, viu? Facilita demais.

#3: Exportando e importando o Blogger

Com tudo isso feito, corri no meu Blogger e exportei todo o conteúdo do blog {postagens e comentários}. Esse tutorial explica muito bem como exportar tudinho. Depois fui no WordPress e importei como ensinado no tópico 7 desse tutorial.

O único problema que aconteceu comigo foi a formatação dos posts bagunçada e falta de reconhecimento dos acentos em todos os posts. Tem esse tutorial que auxilia no problema com acentos, mas na época eu editei post por post.

#4: Cuidados com o WordPress

No geral, é assim que funciona para migrar blogger para wordpress. O wordpress é ótimo mas alguns cuidados são necessários:

  • não vire a louca dos plugins {pode dar abertura para acesso ao seu blog} e deixa o blog mais pesado;
  • sempre troque senhas – do cpanel, da dashboard, do e-mail, da vida;
  • mantenha sempre o wordpress atualizado;
  • faça back-ups constantes do seu conteúdo, por favor!

Esse post da Dani tem muita dica de segurança que você deve levar pra vida! Eu desconhecia e tive inúmeras tentativas de acesso ao blog, até que tive que reiniciar tudinho e perdi 3 anos de conteúdo. Espero ter ajudado – nem que seja um pouquinho.

Ah, não sei responder dúvidas com relação a erros, detalhes de processos e coisas que envolvem programação, ok?

Obrigada por tudo e me conta sua experiência!

Um beijo e 감사합니다 {obrigada}!
Facebook | Bloglovin | Newsletter

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Puxa Loma, super interessante isso ai que você postou. É muito importante as dicas de seguranças da Dani, ela posta coisas muito legais e essenciais.

    Eu também perdi todo conteúdo do meu blog, acredita, por isso que refiz o Arteando tudo de novo.

    Flor, mudando de assunto…fiz um MEME e indiquei vc. Quando poder, por gentileza faça a brincadeira, se não poder, vou entender da mesma forma..rs …é que lembrei muito de você.

    BEIJÃO..

    GI

    (http://arteando.com.br/bloguito/meme-literario-o-dia-do-curinga)

    • Gisele, uma pena que tenha passado pelo mesmo ~trauma~ que eu! Mas o lado bom é que a gente renova tudo, né? Dá um up no blog, no conteúdo ^.~ obrigada pelo carinho e SUPER obrigada por lembrar de mim!! Farei o meme sim, só não prometo data, ok? Bjos!!

    • mas o blog já tá no WP há um tempinho, gatans… fiz o post pq muitaaa gente me mandou e-mail pedindo LOL mas o sernaiotto.com só é bom pq tem gente LINDA q nem vc nos bastidores (tipo EU) hahahahahahaha <3

    • Marcos, obrigada! Seu artigo ajudou – e muito! O Ferramentas Blog é sempre uma referência pra mim e espero que ajude muito mais gente. ;)

  • Eu sou a louca dos plugins.mimimi nao me julgue._. Prelude eh amor haha eu passei por isso mandando do cutenews pro wp e perdi meus comentarios queridos :( mas os posts ate q foram formatadinhos!
    Trocar a senha da vida eh uma.boa ideia hahaha
    Beijao lomaa \o

  • Muito amor seu post! Gostei tanto que inclui na lista aqui para fazer um tutorial passo a passo da migração Blogger → WordPress. Nunca nos ocorreu de fazer um tutorial assim pois nós geralmente fazemos a migração gratuitamente quando os clientes pedem :)

    Beijo e ótima semana!!

    • Grace, obrigada! Fico feliz que tenha gostado e que pude inspirar na criação do tutorial. Eu não sabia da migração – apesar de ter usado o Prelude e saber do mega suporte que vocês dão – mas conheço muita gente que fica perdida e não sabe nem por onde começar (hospedagem e domínio). Beijos!! :)

  • Olá adorei sua dicas de hospedagem e dominio, meu blog esta ainda no wordpress.com quero comprar o dominio (como sempre mostra no wordpress $18,00 dolares por ano) É necessário compra dominio e hospedagem ou só posso compra o dominio depois de um tempo hospeda-lo? tem problema? Se souber me ajude please.
    bjs Loma :)

    • Taciane, você pode comprar domínio a qualquer momento e em qualquer lugar que venda domínios. No Uol Host o domínio .com costuma ser 15,00 por ano, se não mudou. Não lembro o valor do Prelude, mas é possível comprar apenas o domínio também. Eu primeiro comprei o domínio e usei no meu próprio blogspot por um curto período. Depois contratei a hospedagem e eles direcionaram meu domínio pro meu wordpress na hospedagem. =) Espero ter ajudado ^.~

  • Obrigada por indicar o post do Difluir ;)

    O WordPress é meio chatinho nessa questão de segurança e cuidados, mas é só uma questão de prática. Com o tempo você só acha chato fazer tudo isso, e não difícil. rs

  • O fantástico sempre vem cheio de erros pra mim!Não confio e sempre instalo a versão mais nova via ftp. Além de claro, priorizar a versão português que já elimina a necessidade de editar um montão de coisa. rs

    Ultimamente tenho migrado dezenas de blogs para o wordpress, mas muita gente tem se arrependido. O blogger tem melhorado muito e além de ser de graça, costuma dar menos problemas. :)

    Bjs

  • Estou transferindo o meu blogger para o wordpress, mas ainda não tenho domínio. Uma colega minha fez isso, também não tinha comprado domínio e hospedagem. Depois que eu transferir o meu, vou poder comprar um domínio, sem nenhuma complicação por eu ter migrado?

    • Você vai transferir seu blog para um servidor próprio onde vai instalar o wordpress, certo? Essa migração pode ser feita normal. Só que para o blog ficar no ar você vai precisar de um domínio próprio. Sempre que eu migrei eu já tinha o domínio, mas acho que dá pra configurar depois. Por via das dúvidas, pergunta pro suporte do seu servidor se eles configuram pra você ^.~

    • Ah, Esther, você quer migrar para wordpress.com! Pensei que fosse wordpress.org, instalado em servidor. É melhor você dar uma pesquisada pelo Google e ver se encontra algum tutorial, ou até mesmo perguntar pra sua colega. Até onde sei, é possível usar um domínio próprio no wordpress.com mas não sei se é possível migrar seu conteúdo do blogger para essa plataforma. Nunca mexi com wordpress.com ;) Espero que consiga! Beijos

      • Então, eu consegui transferir todos os meus posts e comentários do blogger pra o wordpress.com sim, de graça, mas acho que ele não tem tantas funções como o .org, mas é até melhor, porque vou me acostumando com esse primeiro, e depois mudo pro mais complicado… se eu fizer um domínio agora, e depois quiser mudar pro .org, tem como né?

  • Oe Loma ! Quis comentar aqui neste post específico porque agora comecei o processo da migração – acabei de transferir migração e hospedagem pro hostgator. Pergunta cretina – fiz backup no blogger do conteúdo, os posts de rascunho vem junto ou melhor fazer um backup manual antes de migrar definitivamente ?
    Beijocas
    Anna

  • Comecei a migração ontem e já tô ficado doida xD o suporte do hostgator me respondeu já domingo mesmo, achei lindo e eficiente *-* mas como tô migrando do blogger, queria saber se na sua experiência você teve que esperar as 72 horas pro blog funcionar direitinho, podendo editar layout e tal. Porque eu tive que pagar pro wordpress me deixar usar meu domínio no blog deles, pro tal mapeamento lá. Tipo, criei o blog no wordpress, migrei os posts e tudo pra ele, e aí tive que pagar pro domínio dar certo oO e como ainda não consigo editar o layout nem usar o cpanel pelo endereço certinho, queria saber se você também teve algo assim ou se eu que tô dando azar mesmo ^^”

  • Loma, posso te “explorar”um pouco mais? rs

    Quero migrar meu blog do blogger pro wordpress… já tenho domínio .com.br mas acho até que vou registrar um domínio .com + hospedagem no prelude que vc indicou aqui, por conta do suporte que eles dão e tals… mas primeiro tenho que ter meu layout já pronto em wordpress ou primeiro eu migro e depois customizo o layout? To meio confusa… :(

  • Loma

    Seu blog mostrava a mensagem “Resource Limit Is Reached”?

    Eu tenho um blog que mostra isso.

    Você mudou para o Hostgator pagando o plano compartilhado, valor bem menor do que pagava na Prelude?

    Estou com esse problema e preciso resolve-lo logo.

    Minha dúvida também é quanto a pagamento: se devo pagar aos dois provedores no período da transferência.