D.I.Y: Usamimi, as orelhinhas de coelho

Usamimi é a combinação de duas palavras japonesas: Usagi {うさぎ} que significa coelho e Mimi {みみ} que significa orelhas. Mas o acessório da moda nipônica não consiste em orelhas de coelho. O usamimi é uma tiara estruturada em tecido – geralmente com arame para modelar as orelhinhas.

Sernaiotto - Usamimi

Eu estava doida por um e tentei fazer esse D.I.Y da gingerbreamanne {em inglês}. Acabou ficando bonitinho, mas nada perfeito – o importante é que foi divertido fazer! Esse post é reciclado do conteúdo antigo do blog, mas é de muita utilidade pública. Ou não.

Sernaiotto - Usamimi - Materiais

No tecido risquei e cortei uma tira de 8cm por 1 metro. Passei, dobrei ao meio e reservei. No tutorial original ela cortou 2 pedaços de 9cm x 1m, mas ficou muito largo {6cm}. Eu gostei bastante do meu bem fino {1 tira de 8cm dobrada ao meio, ou seja, 4cm}.

Sernaiotto - Usamimi - Passo 1

Cortei 2 metros de arame e dobrei 50cm de cada lado para dentro. Enrolei esses 50cm de cada lado, acabou ficando um arame grosso de 1 metro {com uma dobra no meio}. Se seu usamimi for bem curto no topo da cabeça, o arame é opcional, pois as pontas acabam ficando em pé de qualquer forma.

Sernaiotto - Usamimi - Passo 2

A metade esquerda dobrada, sem enrolar. A metade direita já enrolada.

Sernaiotto - Usamimi - Passo 2

Enrolei o arame todo em fita crepe – isso suaviza o impacto do arame na cuca.

Sernaiotto - Usamimi - Passo 4

Costurei toda a borda do tecido dobrado {direito com direito, ou seja, avesso para fora nos 2 lados} – deixei 10cm aberto para poder desvirar o tecido e colocar o arame dentro.

Sernaiotto - Usamimi - Passo 5

Antes de desvirar tudo, costurei {fechei} as 2 pontas-orelhinhas e cortei as sobras. Desvirei, coloquei o arame e fechei os 10cm com ponto invisível.

Sernaiotto - Usamimi - Passo 6

E assim nasceu um usamimi meio tortinho porque foi o primeiro mas com uma sensação de satisfação.

Sernaiotto - Usamimi - Finalizado

Curtiu esse D.I.Y? Você gosta de tutoriais? Gostaria de ver algum tutorial aqui no blog? Um bom feriado pra você e não esqueça de compartilhar o post, se achou útil. ^.~

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *